domingo, 7 de julho de 2013

NOSSO ATÉ LOGO!!!

No dia 03 de julho de 2013, o grupo PIBID-LETRAS-UNIFRA, "despediu-se" dos alunos participantes do PIBID e de todo o Colégio Rômulo Zanchi. As pibidianas estão indo embora, mas o grande carinho pelos alunos permance...todos os momentos vividos na escola foram de grande aprendizagem...rolou de tudo: risos, lágrimas, medos, expectativas, decepções, brigas, grandes conquistas, discussões boas e ruins, união, desunião, troca de saberes, experiência, contato, enfim, tudo valeu muito a pena...sentiremos saudade!!! Obrigada, Alunos Queridos...obrigada Tanier Santos, obrigada Luciane Brum, Tainá Alves... obrigada Luane Vitorino, Luziana Oliveira, obrigada Ana Paula Baldez, obrigada Ingrid Corrêa, obrigada Caroline dos Anjos, obrigada Amanda Lôbler, Jéssica Bortulussi, obrigada RÔMULO ZANCHI, pois todos vocês foram os responsáveis por todos os momentos, sejam bons ou ruins... eles foram vividos e são nossos!

Segue as fotos da despedida:











ENFIM, A APRESENTAÇÃO DA TURMA 202: O TEATRO

No dia 03 de julho de 2013, os alunos da turma 202 realizaram a apresentação teatral. Na sequência, segue o texto narrativo produzido pelos discentes, o qual foi encenado pelos alunos do ensino médio (2º série - TURMA 202). O público que assistiu a peça foram turmas das séries iniciais. Nesse sentido, a atividade foi interdisciplinar, contemplando a Língua Portuguesa, a Artes e a Educação Infantil.

TEXTO NARRATIVO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DA TURMA 202:

Combatendo as diferenças

Era uma vez um Reino muito calmo e belo, o qual era chamado Reino das Águas, onde morava a rainha Sophia e o rei Gabriel. Esse Reino era um ótimo lugar para a rainha e o rei criar seus filhos. Eles tinham dois filhos, Antônia e Lorenzo. Lorenzo tinha um amigo chamado Inácio que era um camponês, que morava nas ruas. Antônia estudava na escola do reino onde conheceu Inácio, porém Antônia era uma menina preconceituosa e não aceitava amizades de outras crianças pobres. Muitas vezes, Antônia sentia-se sozinha e isolada o que fazia crescer o seu egoísmo.
Um belo dia, no Reino, aconteceu uma comemoração para Antônia, era seu aniversário de 12 anos. Lorenzo levou seus amigos Catharina e Inácio para a festa da irmã. Catharina era uma bruxa e detestava Antônia. Inácio tinha modos muito diferentes da princesa pelo seu jeito pobre e simples. Antônia avista Inácio mal vestido roubando comida do Reino, ela sai logo humilhando-o, Lorenzo logo tira partido e defende seu amigo. A Rainha observando a cena fica furiosa e xinga sua filha repreendendo-a, deixando-a envergonhada a frente de todos os presentes na festa.
Com o passar dos dias Antônia estava indo sozinha à escola, e no momento em que atravessava a rua, um homem estranho aparece e diz que tem uma coisa para lhe mostrar, curiosa, ela segue o homem. Chegando lá, ele tenta assalta-la, mas bem na hora, Inácio aparece e salva-a junto com sua amiga Catharina.
Antônia nota o quão nobre foi a atitude de Inácio e percebe que mesmo ele não tendo muitos bens materiais, ele tinha o que era de mais importante, um coração amigo.

Moral: Observamos que Antônia sendo uma menina rica e tendo tudo o que quer, ela se sentia sozinha e sem amigos, e mesmo dessa forma, maltratava Inácio, que era simples e pobre, isso nos mostra que não são as roupas ou modo de vida que importam, mas sim o amor entre os amigos, o qual prevalece, não importando o que são por fora, mas sim o que são por dentro. Por isso, jamais devemos ter preconceito e julgar as pessoas pela aparência.


Fala dos personagens:


Antônia: - Oh! Lugar de pobre é no lixo, não me misturo.

Antônia: - Que absurdo, um pobre invadiu minha festa, chame os guardas, saia daqui agora.

Lorenzo: - Como você pode humilhar meu amigo, sua menina egoísta?

Rainha: - Esta não foi a educação que eu lhe dei, falarei sobre isso com seu pai. Você não pode agir assim!

Ladrão: - oi mocinha, tenho algo importante para lhe mostrar. (siga-me os bons)

Antônia: - O que você queria me mostrar?

Ladrão: - Você é filha do Rei, eu quero todo o seu dinheiro.

Inácio: - Largue a moça!


Catharina: - Vamos ajudá-la!  /  - Você esta bem?

Antônia: - Sim, obrigada!


Antônia: - Obrigada, por terem me ajudado. Eu fui muito ingrata. Desculpe-me, vamos ser amigos.


Inácio e Catharina: - Sim, vamos!(se abraçaram)

 
Segue algumas fotos da apresentação dos alunos:
















PARABÉNS, TURMA 202!!!
Esta apresentação é apenas o começo de um futuro de grande sucesso!!!
Acreditamos muito em vocês!!!